Diante do conceito de cultura, têm-se perdido muito o significado dessa expressão ou pouca importância dão a essa palavra. O mundo foi invadido pela vasta indústia cultural que atinge a massa com muita intensidade. Podemos perceber com muita nitidez nas letras de músicas. Se antes, as letras de músicas eruditas traziam o que é belo, a pureza e expressões intelectuais; hoje, há uma profunda mudança no aspecto do que retratam as letras que são tocadas no momento. A mídia promove músicas do tipo “Quero não posso não minha mulher não deixa não" e com único verso sem nexo, a massa é estimulada a cantar e a dançar.
Indivíduos que curtem esse gênero não se movem, na verdade, eles são movidos por aquilo que lhes são apresentados. Sua busca incessante está apenas ligada ao prazer que um determinado produto lhe proporciona. A massa sofre tais imposições ditadas pelos meios de comunicação com destinos diversos. Entretanto, somente se atinge esse objetivo quando essa imposição vem de cima para baixo, dando como caracterização o grau de importância.
Quando indivíduo passa pela dialética do esclarecimento, o mito e a imaginação dão lugar ao conhecimento e passa a difundir ideias e críticas em tudo que lhe é apresentado sem muita mesura. Assim como a música citada acima como outras do tipo “Você não vale nada, mas eu gosto de você" são usadas pelos meios de comunicação para atender as necessidades do capitalismo de seus fabricantes; mas quando chegam à massa, não obtém outro resultado a não ser apenas um passatempo para distanciar-se da realidade. Enquanto há alguém morrendo, assaltos acontecendo, guerras esporádicas no mundo; outras pessoas se sacodem, balançam as mãos ouvindo essas letras de novos estilos. A partir do momento em que houver o esclarecimento, haverá a emancipação inteletual. E que parecia ser uma legítma necessidade, pass a ser um ponto questionável se aquilo será necessário para a sua sobrevivência.
Há uma forte relação do indivíduo como empregado e consumidor da cultura de massa. A massa difunde suas músicas e ao mesmo tempo as consomem. A indústria cultural atende o interesse de vender o produto, valorizando o capital. Os que se apoderam da informação, usam-na como instrumento para dominar a massa.
Cid TJ